Como diagnosticar e prevenir problemas da tireoide

Hoje trataremos de um assunto que preocupa a muitas pessoas: os problemas da tireoide.

tireoide ou tiroide é uma glândula em forma de borboleta (com dois lobos), localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo da região conhecida como Pomo de Adão (popularmente, gogó).

É uma das menores glândulas do corpo humano e tem um peso aproximado de 15 a 25 gramas (no adulto).

problemas da tireoideAge na função de órgãos muito importantes, como o coração, cérebro, fígado e rins. Interfere também no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, no peso, na memória, na concentração, no humor e no controle emocional.

É fundamental que esteja em perfeito estado de funcionamento para garantir o equilíbrio do organismo.

Comparada a outros órgãos do corpo humano, ela é relativamente pequena, porém, é responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que atuam em todos os sistemas do nosso organismo.

Vejamos agora quais são os principais problemas da tireoide

Quando a tireoide não está funcionando adequadamente, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente ou em excesso, provocando hipo ou hipertireoidismo.

Hipotireoidismo

Se a produção de “combustível” for insuficiente, provoca hipotireoidismo. Tudo começa a funcionar mais lentamente e o crescimento pode ficar comprometido. Na verdade o organismo nesta situação tenta “parar o indivíduo”, já que não há “combustível” para ser gasto.

Principais sintomas do hipotireoidismo:

- Depressão
– Desaceleração dos batimentos cardíacos
– Intestino preso
– Menstruação irregular
– Diminuição da memória
– Cansaço excessivo
– Dores musculares e articulares
– Sonolência excessiva
– Pele seca
– Queda de cabelo
– Ganho de peso
– Aumento do colesterol no sangue.

Hipertireoidismo

Se houver produção de “combustível” em excesso, acontece o contrário, o hipertireoidismo. Aí tudo no nosso corpo começa a funcionar rápido demais.

Principais sintomas de hipertireoidismo:

- Dificuldade de dormir
– Aceleração dos batimentos cardíacos
– Intestino solto
– Agitação (a pessoa fala e gesticula muito)
– Muita energia, apesar de muito cansaço
– Queda de cabelos
– Calor e suor exagerado
– Menstruação irregular.

Em ambos os casos é comum haver um aumento no volume da tireoide, chamado de bócio, que pode ser detectado através do exame físico. Os problemas da tireoide podem aparecer em qualquer fase da vida, do recém-nascido ao idoso, em homens e em mulheres.

Diagnosticar as doenças da tireoide não é complicado e o tratamento pode salvar a vida de uma pessoa.

Nódulos

Um dos problemas mais frequentes da tireoide são os nódulos, que não apresentam sintomas. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos nesta glândula em algum momento da vida, o que não significa que sejam malignos. Apenas 5% dos nódulos são cancerosos.

O reconhecimento deste nódulo precocemente pode salvar a vida da pessoa e a palpação da tireoide é fundamental neste sentido. Este exame é simples e fácil de ser feito. Uma vez identificado o nódulo, o endocrinologista solicitará uma série de exames complementares para confirmar a presença ou não do câncer.

Dados Estatísticos

Cerca de 10% das mulheres acima de 40 anos e em torno de 20% das que têm acima de 60 anos manifestam algum problema na tireoide. Porém é importante estar atento, pois todas as pessoas, independente de sexo e idade, estão sujeitas a alterações desta glândula.

Algumas estatísticas demonstram que 1 em cada 5 mulheres que procuram seus ginecologistas para iniciar a terapia de reposição estrogênica apresentam, na verdade, problemas tireoidianos.

Auto-exame

Material necessário: um copo com água e um espelho (se possível, de cabo).

1. Segure o espelho e procure no seu pescoço a região logo abaixo do Pomo de Adão (popularmente conhecido como gogó). Sua tireoide está localizada ali.

2. Estenda a cabeça para trás para que esta região fique mais exposta. Focalize-a pelo espelho.

3. Beba um gole de água e engula.

4. Com o ato de engolir, a tiroide sobe e desce. Observe se há alguma protrusão ou nódulos, mas atenção: não confunda a tireoide com seu Pomo de Adão. Repita este teste várias vezes até ter certeza.

5. Ao notar protrusões, procure seu endocrinologista.

Fonte: SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – endocrino.org.br

Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre os problemas da tireoide.

Recomendamos que veja também: um shake com ingredientes naturais.

Gostou deste post? Compartilhe-o com os amigos:


63 Respostas para “Como diagnosticar e prevenir problemas da tireoide”

  1. crislaine disse:

    Boa tarde
    tenho hipo e tomo syntroid. Minha menstuação não esta vindo (sei que isso é efeito colateral do medicamento) mas com o tempo ela voltara a se regularizar?

    • Viva Plenamente disse:

      Boa tarde Crislaine,
      Somente o seu médico, de posse do seu histórico clínico e conhecedor do seu caso, poderá dar-lhe uma resposta adequada.
      Saudações!

  2. Lara Silva disse:

    Estava conversando com um amigo e percebi que enquanto ele falava e ria muito apareciam duas bolinhas na região da tireoide.ele tem uns 47 anos devo alerta lo

    • Viva Plenamente disse:

      Olá Lara,
      Não necessariamente deva tratar-se de algum prolema na tireoide, pode ver que é um conjunto de sintomas.
      Mas fique à vontade para alertá-lo e recomendar que consulte um médico.
      Saudações!

  3. pretinhaSoares disse:

    Olá, tenho hipotireoidismo e no mês de Janeiro eu engravidei. descobri em fevereiro já com 5 semanas e não Tava tomando o remédio. fiz os exames e meu TST deu > 150 e o t4 deu 0.53. a médica que me atendeu disse para suspender os remédios e procurasse endocrinologista. só voltei a tomaro puran t4 no dia 17 de março com a dose de 100mcg. depois foi abaixando e hoje os niveis de tsh e 2.349 e o t4 está em 1, 03. Já estou no fim da gravidez mas li uma matéria que me deixou MT preocupada. meu bebê pode nascer com algum problema?

  4. cristiane disse:

    Boa noite, estou com garganta inflamada no lado esquerdo e tem uma bola no pescoço sinto dor, sinto dor de cabeça e sinto dor no meu olho do lado esquerdo , e estou com coriza no meu nariz e um machucado dentro dele. E sintoma de tireoide. Desde de já agradeço.

    • Viva Plenamente disse:

      Bom dia Cristiane,
      Não, é provável que seja alguma infecção.
      É recomendável que consulte um médico imediatamente para ter certeza e começar o tratamento.
      Saudações!

  5. Regia soares disse:

    ola gostaria de saber se a sindrome de ovario policistico tem relaçao com esses sintomas de hipertiroidismo, estou tendo queda de cabelo e batimentos acelerados e menstruei tres vezes no mesmo mes! desde de ja agradeço a resposta

    • Viva Plenamente disse:

      Prezada Regia,
      São duas doenças provocadas por um desequilíbrio hormonal, por isso às vezes os sintomas podem confundir-se.
      É exatamente por esse motivo que a consulta a um especialista se faz necessária, pois só com um exame clínico adequado, o profissional poderá lhe indicar um tratamento correto.
      Saudações!

  6. Inara Maciel disse:

    Boa noite. Ha uns 10 anos atras tiveum nodulo fiz a punçao e deu td ok.depois retornei no medico e ele disse q o nodulo tinha sumido. Essa semana fiz uma ultra na tireoide e deu um nodulo.o medico disse q n eh nd d mais, bast acompanhar.minha pergunt:é possivel o exame d sangue vir normal e esse nodulo ser o causador d varios sintomas como emagrecimento dentre outros? ObrigadA

    • Viva Plenamente disse:

      Prezada Inara,
      Sua pergunta só pode ser respondida com exatidão por um endocrinologista.
      Um outro tipo de especialista pode não ter o conhecimento suficiente para lhe dar uma resposta adequada.
      Saudações!

  7. Mônica Oliveira disse:

    Olá,

    Tenho todos esses sintomas, inclusive já operei de um cisto no pescoço(há uns 10 anos), porém nunca notamos que poderia ser tireoide ou veio a surgir futuramente, porém meu exame de sangue T4 deu 7,5 – TSH 1,03 – Colesterol Total 272 aparentemente deu negativo, não entendi pois estou com praticamente todos esses sintomas inclusive rouquidão frequente e afinamento da sombracelha, fala lenta desinteresse por praticamente tudo enfim… uma série de sintomas que antes não havia relacionado a tireoide.
    Obg

  8. jane disse:

    olá!tenho esses sintomas de hipotireoidismo,muito sono, indisposição etc.e tive nódulo na minha tireoide.será que pode ser hipotireoidismo?
    Jane cordeiro.

  9. Elias disse:

    fui diagnosticado com um nódulo hipoecóico próximo a cartilagem da tireóide. Fiz os exames de t4 e ths e os resultados estão dentro dos padrões normais, era pra ter dado alguma alteração por eu ter o nódulo? Nódulo próximo a cartilagem da tireóide é um nódulo considerado da tireóide? Eu fico doido :/

    • Prezado Elias,
      Aparentemente você fez o exame mas ainda não levou os resultados para um especialista…
      Só um endocrinologista poderá lhe fazer um diagnóstico correto.
      Os técnicos colocam observações nos exames só como auxílio para o médico que irá analisá-los.
      Saudações!

      • Elias disse:

        Mas tipo, no resultado do exame veio escrito:´´Nódulo hipoecóico próximo a cartilagem da tireóide.“ No caso é um nódulo da tireóide e tal?! Vou levar ao especialista essa semana.

        • Olá Elias,
          É provável que sim, mas isso não quer dizer que seja maligno, por isso a necessidade de você consultar um especialista.
          Na realidade os nódulos nessa região são bastante frequentes e a maioria deles são benignos.
          Saudações!

  10. ilda disse:

    Muito muito obrigada, foi muito bem esclarecido, todas minhas duvidas a questão é que quando eu cheguei no medico já não conseguia se quer levantar da cama, dores ourives nos ossos, agora já estou bem tomo remédio, o medico falou que o remédio é pra toda vida, um dia estou bem outro estou mal. um grade abraço.

  11. AMANDA disse:

    TENHO QUASE TODOS OS SINTOMASS QUE ME LEVARIAM A CRER QUE TENHO PROBLEMAS DE Hipertireoidismo,MINHA DÚVIDA É:EMBORA MEUS EXAMES APONTEM QUE NÃO HÁ PROBLEMAS PODE SER QUE O DIAGNÓTICO POSSA ESTAR ERRADO OU SEJA, COVEM REPETIR OS EXAMES? O QUE O SENHOR ME ORIENTAIA ?
    DESDE JÁ AGRADEÇO!!!

    • Olá Amanda,
      É muito raro os exames de T3, T4 e TSH darem errados, mas logicamente, tudo depende do prestígio do laboratório utilizado.
      Se você estiver suspeitando que possam estar errados, talvez seria bom solicitar os mesmos exames em outro laboratório e comparar os resultados.
      Sucesso!

  12. hil couto disse:

    fiz exame ts4 -1,0 tsn 1,86 deu alto? agradeço vossa resposta

  13. sonia regina veras disse:

    boa noit gostaria de uma explicaçao,na minha familia,minha avo,tia e mae tem tiroide e heretidario e meu exame tsh deu 12,00 e normal ou esta alterado ,estou acima do peso,tenho insonia,sou muito ansiosa e tem um humores as vezes que me incomoda um dia estou bem no outro mal ,tenho picarro e rouquidao as vezes,aqui na minha cidade demora muito consequir medico ,se possivel me exclareça obrigada ah e minha insulina deu1,27 e a ureia deu34 ,ea creatinina deu 0,7 ok

  14. Bia disse:

    O que acontece se uma pessoa que tem o problema de tireoide, tanto hipertireodismo como tbm o hipo… fazer o uso de anabolizantes?

    • Olá Bia,
      O recomendável é que NINGUÉM use anabolizantes, pois já está mais do que comprovado que causam problemas sérios de saúde (a curto, médio e longo prazo).
      Quanto mais no caso de pessoas que sofram de desequilíbrios hormonais como os descritos nesta página.
      Saudações!

  15. Valquíria Moreno disse:

    Olá tenho alguns sintomas da tireoide, inchaço nos olhos, um pouco de depressão, fraqueza no corpo e meu cabelo está caindo bastante. Quando tinha 20 anos fiz o exame na Bahia e acusou, dai comecei a tomar o puran t4,só que meu estômago começou a doer. Como eu já estava em São Paulo, procurei outro médico, e fiz novos exames, que não acusaram nada, hoje tenho 30 anos e a situação está cada vez mais pior. Tenho suspeita que seja hereditária já que minha mãe tem tireoide no sangue. Gostaria de saber quais os exames necessários para descobrir a doença com clareza. Porque lembro que fiz um TSH. Existem outros tipos de exames de sangue que posso descobrir a doença. Grata, Valquíria.
    Saudações…

    • Olá Valquíria,
      Em primeiro lugar deixe-nos esclarecer-lhe o seguinte: a tireoide não é uma doença e muito menos pode estar no sangue.
      Como explicamos no artigo, a tireoide é uma glândula, ou seja, é um órgão do nosso corpo, como o são o estômago, o figado, o coração, os rins, etc.

      O que acontecem são desequilíbrios dessa glândula que fazem com que produza hormônios de mais (hipertireoidismo) ou de menos (hipotireoidismo).

      Geralmente o exame de sangue é o primeiro solicitado, pois identifica se alguns hormônios (T3, T4 e TSH) estão nas quantidades consideradas normais.
      O ultrassom e a cintilografia são exames que proporcionam informações complementares e, em alguns casos, podem ser realmente necessários.

      Mas é o seu endocrinologista quem deverá lhe orientar e solicitar os exames que ele julgar necessários, pois poderá depender do seu caso específico.
      Em alguns casos pode ser bom pegar uma segunda opinião, ou seja, consultar um outro médico…

      Sucesso e saudações!

  16. Gianne jucá disse:

    EU DEIXEI DE MENSTRUA COM 37 ANO,DE LA PRA CÁ SINTO UMA BABA NA GARGANTA QUE AS VEZES MIM SUFOCA,UM PIGARRO TB,O MEDICO JA FEZ VÁRIOS EXAMES E NADA,NÃO TOMO HORMÔNIOS,TENHO INSÔNIA,AS VEZES CANSAÇOS ,QUEDA DE CABELO,E NÃO DA NADA VÊ SE PODE,HJ TENHO 44 ANOS E SÓ TIVE UMA FILHA,NÃO CONSEGUIR TER MAIS, PRECISO DE AJUDA.OBRIGADO

    • Prezada Gianne,
      O profissional que pode ajudá-la é um endocrinologista.
      Se você já consultou um, é sempre bom pegar uma segunda opinião, pois eles também são seres humanos e podem errar.
      Boa sorte.
      Saudações!

  17. Iris disse:

    nódulos agressivos pode ser benignos ?

  18. Elizabete disse:

    Minha mãe tem hipotiroidismo e esta sentindo dores no pescoço ,ela toma remédios para controlar ! Não sei o que fazer. Ela foi ao médico e vai fazer exames !

    • Olá Elizabete,

      Sua mãe tomou a atitude certa.
      Agora deve fazer os exames, aguardar o resultado e seguir a risca o tratamento que o médico irá lhe indicar.

      Obs: o especialista recomendado nestes casos é um endocrinologista.

      Saudações!

  19. José Medeiros disse:

    Se os exames de T3, T4 e TSH derem normal, e a pessoa tiver alguma suspeita de nódulo, pode? Nasce nódulo no canto superior direito da tireóide, ou pode ser uma outra glândula?

  20. Aline disse:

    Olá, tenho todos esses sintomas e há anos já fiz vários exames de sangue e ultra e nunca acusou nada. Gostaria de saber se isso pode ocorrer pq não aguento mais esse calor infeliz, faço dieta e não emagreço, meus.cabelos caem mto minha pele por .mais qe eu use hidratante é mto seca, me sinto mto cansada, Nao tenho disposicao para nada… Incho mto. Obrigada desde já

    • Olá Aline,
      Só os sintomas podem não ser determinantes para lhe diagnosticar problemas da tireoide. O exame mais correto é o do TSH.
      Contudo, se o seu médico não consegue achar o seu problema é bom procurar uma segunda opinião…
      Sucesso!

  21. Beatriz disse:

    Boa tarde! Curioso o resultado do meu TSH foi + ou – 7. Isso indica hipertirioidismo· Certo? Os sintomas são sono excessivo, quanto mais durmo mais sono tenho, falta de memória, apetite incontrolável principalmente por alimentos salgados, não tenho aumento de peso. Ao ler sobre os sintomas do hipo me parece que estou com um problema mas com sintomas de outro. O endocrinologista me receitou tomar Synthroid 25mg 1 comprimido 30 minutos antes do café da manhã. Será que o tratamento está correto?Ah! Tenho dois nódulos tb. Muito obrigada pela atenção!

    • Boa noite Beatriz,
      O resultado do seu exame indica hipotireoidismo e não o contrário…
      Quando os valores do TSH estão acima dos níveis considerados normais, ou seja, acima de 4,5 mU/L, indica que há uma deficiência na quantidade de hormônios produzidos pela tireoide.
      (Conheça um pouco mais aqui: http://www.mdsaude.com/2013/05/tsh-t4-livre-tireoide.html)

      Com relação ao medicamento, só um endocrinologista mesmo para lhe dizer se está correto, mas sempre é bom ler a bula…
      Saudações!

  22. Jaira Cata disse:

    MUITO BOM, E LENDO NOTEI QUE REALMENTE A MINHA MENSTRUAÇÃO NÃO TA LEGAL; E EU NÃO SABIA QUE AFETAVA O MEU MÉDICO NAO FALOU E NAO PERGUNTOU, VOU AO MÉDICO DE 6 E 6 MESES PARA FAZER EXAMES,VALEUUUUUUUU

  23. gostei bastante da matéria, tirou muitas dúvidas . LEGAL

  24. Prezada Suelen,
    Em primeiro lugar, a tireoide não é uma doença, mas sim uma glândula que TODOS temos e, por isso, não tem como ter qualquer sintoma.
    Em alguns casos, esta glândula pode adoecer e apresentar transtornos chamados de hipotireoidismo e hipertireoidismo. Seus principais características e sintomas estão relacionados neste post (pode ver que a dor de cabeça não está entre eles).
    Esperamos que tenha ficado mais claro.
    Saudações :)

  25. Suelen Moura disse:

    gostaria de saber se a tireoide dar muita dor de cabeça

  26. Suelen Moura disse:

    sim foi muito satisfatório tirou muitas duvidas !

  27. Olá Jaqueline. Os sintomas dos transtornos da tireoide estão relacionados no post. Saudações!

  28. gostaria de saber se atireoide da dor de ouvido

  29. regina Thais disse:

    Gostaria de saber qual o exame mais concreto no resultado,sangue ou ultra som ??qual seria mais positivo no resultado ?? Obrigada

    • Olá Regina,

      Geralmente o exame de sangue é o primeiro solicitado, pois identifica se alguns hormônios (T3, T4 e TSH) estão nas quantidades consideradas normais.
      O ultrassom e a cintilografia são exames que proporcionam informações complementares, mas em alguns casos podem ser realmente necessários.

      Ou seja, é o seu endocrinologista quem deverá lhe orientar e solicitar os exames que ele julgar necessários, pois poderá depender do seu caso específico…

      Saudações :)

  30. LÚCIA HELENA disse:

    Por favor tire minha dúvida. É SINTOMA DE ALTERAÇÃO NA TIREÓIDE QUANDO APARECE PIGARRO OU SEJA TIPO UMA BABA GROSSA CONSTANTEMENTE NA PARTE INTERNA DA GARGANTA?

  31. Geovani disse:

    podemos diagnosticar a tireoide e se quando engolimos alguma coisa com dificuldades que na garganta faz um no´ ,sera e que e a tireoide?

  32. Jeane disse:

    Como previnir e quais os tratamentos para a alteração da tireoide?
    Recentemente fiz um exame de sangue de ritina e o meu medico disse que a minha tireoide esta alterada. Devo me preocupar? O que fazer? Depois desse exame e que descobrir sinto como se a minha gartanta estivesse inflamada. Confesso que estou com um pouco de medo, o que vcs me aconselham? Obrigada desde já.

  33. raquel disse:

    e possivel diagnostica a tireoide pelo o exame de sangue ? tire minhas duvidas ! obrigada.

    • Olá Raquel,

      Sim. É possível diagnosticar problemas na tireóide pelo exame de sangue, por meio da dosagem dos hormônios tireoidianos.
      Um endocrinologista poderá lhe orientar melhor e solicitar o exame se for necessário.

      Saudações, :)

      Equipe Viva Plenamente

Deixe o seu comentário