Proteína para emagrecer

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Média: 5,00 de 5)
Loading ... Loading ...

Um estudo realizado por cientistas americanos sugere que o consumo de proteína para emagrecer funciona, pois suprime o efeito da grelina, conhecido como o hormônio da fome, o que explicaria a perda de peso provocada por dietas ricas neste nutriente.

A grelina é produzida pelo estômago e atua no cérebro dando a sensação de fome quando o estômago está vazio. Ao ingerir alimentos, a secreção de grelina diminui, acabando com a sensação de fome.

proteína para emagrecerOs pesquisadores analisaram o nível de produção da grelina em participantes saudáveis depois da ingestão de líquidos ricos em três substâncias: carboidratos, proteínas e gorduras (lipídios).

Os resultados indicaram que o consumo do líquido a base de proteína teve o maior efeito na supressão da grelina em um período de seis horas. Em segundo lugar vieram os carboidratos e em último a gordura.

Efeitos a longo prazo da proteína para emagrecer

A pesquisa, publicada na revista científica “Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism”, revela ainda que nas três primeiras horas depois da ingestão, os carboidratos causaram a maior supressão do hormônio.

No entanto, nas três horas seguintes depois da ingestão de carboidrato, o nível de grelina voltou a subir, além do nível considerado normal, provocando fome.

“A nossa descoberta sobre um rebote no nível de grelina acima do normal depois do consumo de carboidratos pode oferecer uma base fisiológica para as concepções das dietas pobres na substância, que sugerem que ingerir carboidratos provoca uma crise de fome precoce”, diz o estudo.

Os autores apontam ainda para as limitações do estudo, conduzido com um número reduzido de participantes e com substâncias líquidas, e não alimentos comuns.

Apesar disso, a pesquisa pode ajudar a identificar os mecanismos que contribuem para a perda de peso nas dietas ricas em proteínas e o aumento de peso naquelas ricas em gorduras.

Uma das dietas ricas em proteína mais conhecida é a dieta de Atkins, que sugere que é possível perder peso cortando o consumo de carboidratos. No entanto, o consumo exagerado de proteína animal, pode causar sérios problemas à nossa saúde, incluindo problemas hepáticos, renais, etc.

Mais recentemente, cientistas tem afirmado que a proteína de origem vegetal é a de melhor qualidade e só traz benefícios para a nossa saúde, sendo a mais recomendada a proteína de soja isolada.

Esperamos que tenha achado útil este artigo sobre as dietas de proteína para emagrecer.

Fonte principal: BBC Brasil

Recomendamos que veja também proteína de soja isolada e proteína de soro do leite e shake com proteína isolada de soja, vitaminas e minerais.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:

Tags:

Arquivado em: Emagrecimento

Gostou deste post? Inscreva-se no nosso RSS feed e receba outros gratuitamente!

Um Comentário

  1. Rose Silva disse:

    eu uso ,e acho maravilhoso,adorei a materia..

Deixe seu Comentário