VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 5.0/5 (5 votes cast)

O fumo propicia o aparecimento de inúmeras doenças, incluindo diversos tipos de câncer, entre os quais se destaca o câncer de pulmão. Veja a continuação quais os males do cigarro.

quais os males do cigarroO consumo de derivados do fumo é responsável por:

- 30% das mortes por infarte do miocárdio;
- 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (bronquite e edema);
- 25% das mortes por AVC (acidente vascular cerebral).

A dependência criada em relação à nicotina é semelhante à criada em relação a: cocaína, maconha e álcool.

Quais os males do cigarro

O fumo também aumenta o risco de formação de trombos e infarto, além de ser altamente nocivo à mulher se combinado à pílula anticoncepcional.

No caso de mulheres que utilizam anticoncepcional, o aumento de chance de infarto do miocárdio é tal que a mulher deve optar entre abandonar o hábito de fumar ou optar por outro método anticoncepcional que não a pílula.

Para ressaltar o quanto o cigarro é prejudicial à saúde, é importante que vejamos algumas estatísticas:

- O cigarro aumenta o risco de doença coronariana em 25%;

- O tabagismo é responsável por 45% das mortes relacionadas a doenças coronarianas nos homens com menos de 65 anos de idade e por mais de 20% nos homens com mais de 60 anos de idade;

- O tabagismo isolado dobra o risco de infarto e, se associado à hipertensão arterial e colesterol elevado, o risco de um infarto aumenta oito vezes.

Outros riscos que o hábito de fumar traz incluem:

- Doença pulmonar obstrutiva crônica, sendo que nesse caso o cigarro é responsável por 85% das ocorrências;

- Bronquite, enfisema e derrame vascular cerebral, sendo responsável por 25% das ocorrências;

- Câncer, sendo responsável por 30% dos casos que podem atingir inicialmente pulmão, boca, laringe e esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado.

Outras doenças relacionadas ao fumo:

- Aneurismas arteriais;
– Trombose vascular;
– Úlcera do trato digestório;
– Infecções respiratórias;
– Impotência sexual no homem.

O altíssimo índice de câncer de pulmão ocasionado, ou então com certeza agravado pelo cigarro, é devido à alta taxa de mutações encontradas em grande número no pulmão de fumantes.

É importante ressaltar a gravidade dessa degeneração das células pulmonares, uma vez que a integridade do pulmão somente volta a se restabelecer 15 ou 20 anos após o abandono do cigarro.

O processo da tumorigênese é gradativo, o que explica por que o diagnóstico do câncer ocorre normalmente após 25 ou 30 anos a partir do início desse processo. Esse dado explica por que, no Brasil, os dados referentes ao Rio Grande do Sul demonstram que, mesmo tendo ocorrido um crescimento do consumo do cigarro a partir de 1945, só foi diagnosticado um aumento no índice de câncer de pulmão em 1975.

Além do alto custo do tratamento de doenças crônicas ocasionadas pelo cigarro, como bronquite e câncer, deve ser citado o sofrimento de uma pessoa que teve a saúde debilitada pelo hábito de fumar.

Vale lembrar que atualmente o tabagismo mata mais indivíduos no mundo que a AIDS, cocaína, heroína, álcool e acidentes de trânsito.

Doença do Tabaco Verde

Esta doença é de natureza ocupacional e é encontrada entre trabalhadores que lidam com o fumo. É causada pela absorção, através da pele, da nicotina proveniente do contato com as folhas de fumo.

Seus sintomas são: náusea, vômito, fraqueza, dor de cabeça, tonteira, dores abdominais e dificuldade para respirar, assim como flutuações na pressão sanguínea.

Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre quais os males do cigarro.

Conheça agora uma  bebida desintoxicante à base de chá verde e chá preto.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro deste e outros assuntos de saúde.

Deixe-nos seus comentários logo abaixo.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:

Quais os males do cigarro?, 5.0 out of 5 based on 5 ratings

Tags:

Arquivado em: Saúde

Gostou deste post? Inscreva-se no nosso RSS feed e receba outros gratuitamente!